O novo Conservatório de Bilbao se situa em uma quadra isenta, do Bairro de Deusto, onde convive com uma importante estação de metro que manifesta ostensivamente seu exterior envidraçado.
Devido a possibilidade de intervir em todo o espaço circundante, a proposta edificada adere a uma estreita relação com a topografia do sobrado, buscando maior integração e consolidação urbana com o entorno, que um protagonismo singular.
Porque, de fato, estamos falando de um centro educacional, onde deve-se estruturar um amplo programa de aulas, oficinas, locais de ensaio, etc, incluindo um auditório para 400 pessoas.
O argumento principal do projeto, uma decidida sua localização linear ao fundo da quadra, foi manifestar a inclinação natural de toda a praça através da própria cobertura, deste modo o edifício acompanha o espaço urbano em sua intenção inclinada.
Para reduzir o impacto do volume resultante, o corpo edificado se funde ao terreno, flanqueado por fendas separadoras nos seus lados mais longos.
No exterior, aparece como um volume elementar envidraçado que abriga em seu interior um segundo corpo fraturado mediando estreitos pátios transversais a fachada que permitem ter luz natural nas aulas e demais recintos, reduzindo o possível impacto acústico proveniente do exterior.
Assim todos os locais recebem luz natural, sensação que se percebe ao circular pelas zonas comuns do edifício.
Informação Complementar:
- Cálculo Estrutural: L.K.S.
- Engenharia: Eko Acústica
- Design Gráfico: Ikonografik
- Arquitetos Técnicos: Javier Valdivielso, Gorka Sagasti
- Empresa Construtora: UTE Conservatorio
- Cliente: Governo Basco
- Orçamento: 11.595.140 €